Concursos públicos x Megasena

Há alguns dias eu fui prestar um concurso. Concursos existem a toda hora, mas bons concursos, daqueles que oferecem benefícios exageradamente atraentes, são poucos. Por este motivo, quando existem, costumam concorrer mais de 300 candidatos por vaga (para o meu cargo eram 378 candidatos por vaga).

É lógico que muitos estão fazendo o concurso no "oba oba". Certamente não sabem muito e terão que chutar a grande maioria das questões.

Mas também existem aqueles que estão muito bem preparados e que provavelmente irão gabaritar ou quase gabaritar a prova, dependendo da dificuldade dela, do seu estado de espírito, da sua saúde, entre outras várias variáveis.

Então, concluí que para ser aprovado em um concurso desses, você tem que estar preparado para gabaritar a prova. Difícil? Fácil? Bem, procurando na internet, vi que a fórmula é 1/n^k . Onde n é o número de alternativas e k é o número de questões que você terá que chutar.
Digamos que o candidato tenha que chutar todas as questões (no caso do concurso, 80 questões), a probabilidade dele gabaritar é de 1/5^80. Isto é, uma chance em 5^80 (!!!). Praticamente impossível.

Discutindo com um amigo, no MSN, a gente achou que era mais fácil ganhar na megasena do que passar em um concurso desses. Então eu resolvi calcular, para ter certeza.

Com a ajuda da minha namorada, achei a fórmula, uma análise combinatória. Me resultou:
(60!)/6! x 54 = (60 x 59 x 58 x 57 x 56 x 55)/760
(60 x 59 x 58 x 57 x 56 x 55)/760 = 50.063.860
Isto é, uma chance em mais de 50 milhões.
Isto comprando um bilhete com 6 números.

Para a inscrição do concurso, eu desenbolsei R$80,00. Para reforçar os estudos, também investi mais de R$100,00 em uma apostila. Totalizando um investimento de R$180,00.

Pegando o simulador da Interney, no caso de eu apostar na megasena com 9 números (um bilhete me custaria R$147,00) as minhas chances seriam:

Chances de acertar a sena: 1 em 595.998
Chances de acertar a quina: 1 em 7.791
Chances de acertar a quadra: 1 em 312

Então eu ponderei a respeito da minha própria ignorância e concluí. Fazer concursos bons, além de ser uma perda de tempo, pois o que você estuda RARAMENTE utilizará no seu dia a dia, provavelmente todos os seus recursos investidos (tempo e dinheiro) não terão grande valia. Probabilisticamente, eu teria feito melhor comprando um bilhete da mega sena.

Mas sabe o que é pior?
É que se aparecer outro concurso... eu irei fazer. No fundo, prefiro enriquecer trabalhando, do que enriquecer de repente.
Além de que, no Brasil, anda muito perigoso ganhar na megasena. ¬¬¿

3 comentários:

Antônio Piaia 17 de dezembro de 2008 às 00:04  

Ganhar na mega sena é divertido... quando eu ganhei uma vez foi bem legal... tá parei.

Anônimo 17 de dezembro de 2008 às 10:50  

Ai amor, não me desanima!
HUHAAHUA
Eu ainda vou ganhar na megasena, mas tu PROMETE que não vai me matar pra ficar com o dinheiro?
:p
Sei que tu não seria capaz... Ou seria? Oo
HUAHUUAHUA
TE AMO MAIS QUE TUDO!!!!!

Avatar 17 de dezembro de 2008 às 11:38  

Heheheheh...
Bem, isto era no caso de ter chutado todas as 80 questões.
O ideal é se preparar bem, pra não ter que chutar nenhuma, pois a probabilidade vai aumentando exponencialmente para cada chute :P

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.