Fim de uma semana de trabalho

Enfim, conhecemos os departamentos que vamos trabalhar e devo admitir que eu estou bastante satisfeito com a escolha deles. Não poderiam escolher uma área melhor para mim, levando em conta todo o meu histórico escolar e profissional, espero poder agregar bastante conhecimento ao projeto... ou pelo menos não bagunçar todo o projeto :)

Nos últimos dias tivemos alguns eventos de integração entre os brasileiros, alguns explicitamente declarados, outros nem tanto. O interessante é evoluir essa integração, afinal, o pessoal ainda está naquela fase de "quebrar o gelo" - mas possui bastante consciência que serão como irmãos nos próximos dias.
Tivemos um futebol e um aniversário (Vírgílio e Bruno, no mesmo dia, conforme as fotos):


Quem estiver interessado em mais fotos sobre os eventos que vem acontecendo, o nosso colega Pietro está mantendo um foto álbum muito bem atualizado no Picassa:
http://picasaweb.google.com/3ponto14/10Outubro?authkey=Gv1sRgCPmYys_rq6rs_AE#

Na quinta feira tive uma surpresa ao perceber que os israelenses tem o custome de sair mais cedo (16h) - e não obstante, eles ainda utilizam a hora anterior (15h) para um happy hour de integração entre o pessoal do departamento. Foi interessante, o pessoal de Israel parecia bastante interessado sobre os nossos costumes e ofereceram snacks (sementes de girassol, bolo [uga], chocolate e outros), suco [mitz] e refrigerante.
Eles farlaram sobre o serviço militar obrigatório e tudo o mais.

Pra variar, deixei a minha câmera fora de casa, desta vez está dentro do clube. Assim que reavê-la, irei postar mais fotos.

Os veteranos nos cobraram um churrasco como "jóia" para entrar no clube, só que o desafio é que nós temos que organizar por nós mesmos - sem dicas. Já temos alguns pontos e temos até às 5 horas pra concluir essa tarefa, pois assim que o sol se pôr, o Shabatt iniciará e certamente não haverá mais nenhuma loja aberta :P

No mais, é isto. Um forte abraço,

Primeira semana em Haifa


Shalom pessoas!

Até o presente momento hakol besseder (tudo em ordem). Se acostumar com o carro automático foi um problema do passado, o que realmente me incomoda é me imaginar dirigindo um carro manual outra vez :) - brincadeira (ou não!).

Segue uma foto do prédio em que eu estou morando, ou como diriam por aqui, Babait. Notem que os apartamentos do meio são abrigos (shelters/bunkers), isto é, possuem janelas menores e suas paredes são de aço, permitindo um isolamento acústico e (o mais importante) proteção contra ataques como bombas. Os demais apartamentos são normais, JKs (por aqui eles chamam de flats), com um quarto grande e banheiro. Não vou postar foto alguma de como as coisas estão dentro do meu apartamento, pois ainda preciso ajeitar mais umas coisinhas.

Como a cidade é populada morro acima, as estradas seguem zigue-zagues até alcançar as partes mais altas e planas (poderia chamar de planalto?). Essa outra foto mostra um visual da cidade durante a noite.


Nota para as grandes "chaminés", que são refinarias de petróleo. Durante a noite, cada uma delas possui uma cor diferente.

No mais, tudo em ordem. Amanha teremos dois aniversários para "bebe/come morar".

Um forte abraço!

às compras !!!

Ok. Fiquei um dia sem postar, a minha justificativa é simples, eu estava organizando o meu novo apartamento. Onde irei residir pelos (ao menos) próximos 12 meses.

Hoje saímos para as compras. Fomos em um supermercado indicado por amigos próximo das nossas residências.

O valor das mercadorias são surpreendentemente baixas em relação aos demais mercados. É incrível, como um mesmo item pode variar tanto de preço de um local para outro.

Outra coisa que surpreende bastante é o tamanho das mercadorias. Papel higiênico a gente compra de 48 unidades. É mais ou menos o estilo norte americano. Amaciante vem de galão (sério, deve haver uns 3 litros ou mais dentro).

Uma daquelas vendedoras de cartão da loja chegou até mim falando em hebraíco, como não consegui entender nenhuma palavra larguei um "Ani lo medaber Ivrit" (eu não falo hebraíco) ela me deixou em paz - dae eu tive uma idéia, como a gurizada estava com pressa, cheguei pra ela e perguntei "Eifo Sukár?" (onde tem açúcar?) - acho que isto deixou ela bastante desconfiada sobre a veracidade da minha frase anterior =) - então ela me deu as instruções em hebraíco, pensando que meu hebraíco era bom o suficiente... sério, foi apavorante! Eu fiquei sem reação nenhuma, até o Rodrigo começar a rir enlouquecidamente da minha cara =)

Enfim, mas a operação foi um sucesso. Agora temos provisões para os próximos dias e logo iremos inventar algo pra fazermos por aqui.

Outro fato interessante é que praticamente não existe fila. É comum você estar em uma "fila" (algo que você acha que é uma seqüência de atendimento) e alguém passar na sua frente e fazer o seu pedido - bem como você vê em um balcão de bar. Não há nada de anormal você entrar na frente de outra pessoa e fazer o seu pedido - então, nessas situações, é importante não perder a paciência (óbvio que as primeiras vezes incomodam um pouco) - mas logo você percebe que todo mundo faz isto, até mesmo em fila de mc donalds - o que gera uma tremenda bagunça em certas horas.

Enfim, por hora é isto. Há muito mais o que postar, mas como não sei onde deixei minha câmera, vou ficar por aqui - assim que achar irei postar sobre os carros daqui.

Shalom !

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.