Viagem à Jerusalém

... ou "Ierushalém", como dizem por aqui.


Shalom Shabbat, parentes, amigos(as) e visitantes. No episódio de hoje... okey, corta essa. Hoje o post é dedicado à viagem à viagem para Israel que o nosso grupo fez no dia 04/12.
Fomos nós do grupo ASH + o veterano Virgílio e a Paulinha (esta, que por ser militar, salvou o grupo de algumas revistas de rotina por parte dos Israelenses).
Tivemos alguns contratempos no início de nossa viagem, mas tudo prosseguiu normalmente após concordarem com o (óbvio) fato de que todos os carros tinham GPS e todos poderiam formalizar o caminho até Jerusalém.
Abaixo segue o trecho que nós optamos fazer.... aproximadamente.
Por quê "aproximadamente"? Bem, o GPS do nosso carro (vulgo Almir, "Pode ir meu querido, tá tranquilo...") nos orientou por um caminho que iria passar pela Rota 6. O que é a rota 6? A rota 6 é uma via paga, id est, com pedágio. O valor é automaticamente debitado na fatura do dono do carro (através da placa do veículo) e o valor é pago por trecho, então, a coisa mais sábia a se fazer é evitar essa estrada ao máximo. Até porque, as estradas são ótimas. Então, quando descobrimos que o Almir estava nos levando diretamente para a estrada da falência, resolvemos alterar nossa rota manualmente. Nosso trecho pegava a Rota 2, mais tarde a 20 e inclusive a 1... então, "aproximadamente" foi este o trecho que tivemos que fazer.


Bem, após chegarmos, tivemos tempo para ir em um museu. Infelizmente um museu diferente do que o resto do grupo (que já havia chegado há mais de meia hora) estava passeando. Enfim, ficamos esperando eles do outro lado do outro museu, para seguirmos em direção ao Muro das Lamentações.

Definitivamente, uma das características de Jerusalém é o trânsito caótico. Não sei se é sempre assim ou se era por causa do Shabbat, mas é simplesmente péssimo de dirigir. É um verdadeiro exercício da paciência... nem mesmo entendo como que permitem porte de armas por aqui e ninguém nunca se mata no trânsito.

Subindo nessa construção (hotel) é possível ter uma vista de boa parte da Jerusalém, inclusive da Cúpula da Rocha

Mah óiê! De onde vem esta caravanãn? - ao fundo a Cúpula da Rocha

Algumas galerias antes do muro das lamentações - várias lojas, restaurantes e pubs...

Entrada para o Muro das Lamentações



Eifo ha gamal sheli? (onde está o meu camelo?)

É interessante que as ruas que antecipam o muro das lamentações são bastante estreitas, as pessoas andam de bicicleta ou com carrinhos puchados a mão. Parece um local perdido no tempo. Muitas lojas vendendo bujigangas e se tu parar para olhar alguma coisa, certamente o vendedor vai começar a te empurrar todas as quinquilharias que ele tiver. E eles aprendem rapidamente a língua do pessoal de fora. Crianças com 5 anos já sabem te dizer o preço das coisas em inglês e só deles ouvirem a sonoridade da língua, mesmo sem saber falar uma palavra em português, eles já sabiam de onde éramos e saiam dizendo: "Kaká! Ronaldo! ..." - incluvive passou um senhor e provocando o colega Dimitrius (da Altus) que estava vestido com o uniforme do Internacional : "Tem algum gremista aqui?".
Obviamente, o senhor citado era brasileiro. Inclusive se dizia Corintiano (ô racinha ein!).



No mais foi isto. Ao final do dia voltamos para casa, exaustos da viagem.

Até agora, esta foi a viagem que eu mais gostei. Realmente recomendo!

Ah, claro, como não poderia deixar, segue uma foto do Muro das Lamentações do lado masculino. Existem dois lados, um onde só as mulheres podem entrar e outro que só os homens podem entrar. O lado dos homens é maior (e melhor, e mais rápido, e mais inteligente :P) e ainda por cima existe uma espécie de biblioteca com textos religiosos (em hebraíco!).

Seguem as fotos:


Então, é isto pessoal, um forte abraço e um ótimo final de semana para todos!

Novidades - Carro, Curso de C++ e Academia

Shalom amigos(as),

mais um dia está chegando ao fim e separei um tempo para colocá-los à par das novidades por aqui. Primeiramente, no dia do aniversário do Pietro resolvemos fazer uma surpresinha para ele e resolvemos dar um carro novo para ele. Okey okey, a história não foi bem assim, é verdade. Na realidade pegamos o carro dele para realizar uma rápida tarefa não muito longe dali quando o carro anúnciou problema na injeção eletrônica. Enfim, ficamos duas horas esperando o pessoal da Hertz (empresa que aluga os carros) aparecerem com um carro para substituir este...

A festa de aniversário foi bastante legal, com direito à drinques exóticos e balões com hélio - foi divertido ouvir algumas personalidades falando seus motes com a voz fina, inclusive este que voz fala. O efeito do hélio dura muito pouco tempo e é engraçado - recomendo :)

Recebemos (eu, o Bruno e o Alemão) um curso de C++ para Programadores da empresa, o curso foi no Leonardo Hotel, o local é simplesmente muito bem localizado, bem ao lado da praia, após a estação de trem. Recebemos o curso do Prof. David, nascido em Londres, mas que já mora em Israel há um bom tempo. Foram (até agora) dois dias o dia inteiro tendo aula com ele e conversando com ele. Além de servir para dar um improve considerável na linguagem de programação C++, com algumas "clever techniques", que eu não conhecia, também serviu para dar uma acelerada no inglês, afinal, o inglês dele é very smooth.

No restaurante havia um dos garçons que queria testar o espanhol deles e soltava algumas frases como "Holla", "Hasta Luego", "Obrigado" - entre outras - enquanto a gente revidava com uns "Manishima" (como vai?), "Toda" (obrigado), "Bevakasha" (com licença/de nada), e até mesmo um "Boker Tov" (boa manhã, ehheheh).
Apropósito, o Douglas havia me perguntado como era boa sorte, até aonde eu sei é Mazel Tov. Valeu pelo scrap ae :)

Vista do hotel no fim da tarde...
Bruno e eu
Da esquerda para a direita: David, Bruno, Alemão e eu

Material do Curso

Hoje já foi o meu segundo dia de academia e como manda o mestre Arnold, uma boa e balanceada alimentação é essencial para o marombeiro, segue abaixo a foto do prato da noite, banana esmagada com achocolatado do Shufersal - uma verdadeira iguaria da minha cozinha. A aparência não é das melhores, mas como diriam os fellows Timão e Pumba, "Viscoso mas gostoso..."

No mais é isto, vou me organizar, tomar um banho que logo mais teremos uma reunião sobre o que faremos no Natal neste ano. Parece que a Aeroeletrônica aceitou nos presentear com uma quantia em dinheiro para auxiliar o nosso Natal por aqui. Primeiro Natal longe da família, da noiva e dos amigos. Enfim, farei força pra que tenha uma picanha bem suculenta (pasmem, existe - só que a peça de picanha deles aqui tem 6kgs... não me pergunte como ¬¬) e com um amigo secreto.

Ah! Pretendemos ir para Tel Aviv neste final de semana. O prof. David nos deu algumas sugestões de passeios, iremos estudar e postaremos novidades em breve...

No mais, um forte abraço para todos...

Sofit

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.