Hannuka e o incêncio


Não vou me focar exclusivamente na origem da festa do Chanuka (חנוכה), o que precisa ser dito é que ele acontece no 24º dia do mês de Kislev, do calendário judaico. Esse feriado, por sua vez, dura 8 dias. O festival é conhecido como "Festival das Luzes", pois para cada dia, uma nova vela é acesa em uma espécie de candelabro (Chanukia). Para aqueles que tem interesse, podem buscar uma leitura interessante clicando aqui.



Também tivemos um pequeno incidente na cidade de Haifa. Ainda não se sabe como, mas um incêndio deu início na cidade de Haifa. Essa foto abaixo foi tirada por mim por volta das 12.45am, no retorno do almoço. Como podem constatar, a região conhecida como Monte Carmel já estava em uma situação preocupante.



A universidade e o presídio foram evacuados. O trânsito do local virou uma espécie de trilha de formigueiro e era possível ver várias ambulâncias e caminhões indo em direção ao monte.
As pessoas foram encorajadas a permanecerem em casa e aquelas que morassem perto do local das chamas, que evacuassem a área.
Na saída do expediente, o resultado foi o trânsito mais tranquilo de toda a minha vida. Eram poucas as pessoas que ainda estavam na rua.

Hoje pela manhã conseguiram controlar o fogo e impedir que ele entrasse na região residencial de Tirar Hacarmel.

No total, foram 41 mortos no incêndio (ainda não sei bem como foi isto, mas havia um ônibus de presidiários sendo transferidos do presídio e que de alguma maneira foi engolido pelo fogo, não havendo chance de resgate), incluindo prisioneiros, policiais e até um bombeiro voluntário. Três estão em estado grave no hospital Rambam.

No total, 23 aeronaves de ajuda internacional aparecerem com ajuda para controlar o fogo. Incluindo ajuda da Grécia (primeiros a chegar), Rússia, Inglaterra, França, Ciprus, Croácia, Turquia, "Azerbaijan" e Bulgária.

Ninguém sabe como o incêndio começou, mas as pessoas especulam que tenha sido alguém que tenha ateado fogo em um lixão por aquela região e devido ao fato do calor e do ar MUITO seco (tenho um equipamento que mede a umidade do ar e hoje ele chegou a marcar 24% de umidade relativa), o fogo tenha facilmente se espalhado.

No entanto, apesar das notícias ruins. Ninguém do grupo foi afetado de nenhuma maneira. Alguns inclusive saíram para a rua para tomar um ar (cheio de fuligem) e ir para um Pub comemorar o recebimento do salário e o fim da semana.

Muito bem pessoal, tenham um bom final de semana! Sof shavua naim lachem!

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.