Viagem para Akko

Shalom Shabbat pessoas!

Como que estão todos? Espero que besseder ou metsuian...

Estamos em nossa sexta semana no Ha Eretz e hoje resolvemos fazer um passeio que há tempos os Israelenses vinham nos recomendando - Akko (ou Acre, é tudo a mesma coisa).

Antes de mais nada, já há tempos tenho sido abordado em russo por Israelenses. Hoje, ao pedir para ir para o banheiro em um posto de conveniência, a atendente falou algo em russo pra mim e ao olhar pra minha expressão sem reação, ela perguntou se eu não falava russo. Admiti que não e ela disse que eu parecia um russo e tinha um sotaque de russo. Enfim, agora tudo parece ter mais sentido :)

A cidade é uma das mais antigas cidades ainda habitadas de Israel. Por causa da sua posição estrategica, ela foi alvo de várias tentativas de invasão durante a história. Para assegurar que a cidade não seria dominada, foram erguidas fortalezas próximas à costa, que atualmente servem como ponto turistico apenas - mas exibem canhões e muralhas de épocas antigas.

Na Wikipedia existem várias informações relevantes sobre Akko, mas a mais interessante são as mais recentes, os árabes detinham controle da cidade até 1947, quando as Nações Unidas ergueram o estado de Israel. Em 1948 Israel tomou controle da cidade e como resultado disto, hoje temos a presença de judeus e árabes convivendo juntos em uma mesma cidade. Dizem que a proporção é de 2/3 de judeus - mas para os lugares que visitamos, a proporção de árabes parecia bem superior...

Abaixo temos algumas fotos de alguns fortes que fomos encontrando pelo caminho. Fico devendo as fotos dos canhões, que estavam com pichações feitas com "liquid paper"...



Vale lembrar que o local, além de uma fortaleza, também era uma prisão. Então o clima é meio pesado em alguns lugares. As histórias de pessoas (judeus) que foram presos, mortos e principalmente as celas da solitária e a forca são o climax do local. Você olha para o ambiente e consegue imaginar quantas pessoas morreram ali, consegue até mesmo sentir o cheiro de suor e urina (o lugar não cheira a isto, eu é que tenho uma imaginação bem fértil :) ), mas é um local com grande valor histórico.

Enfim, fizemos um almoço e pela primeira vez posto o meu prato preferido no Ha Eretz. Humus!

Ma zê? Zê Humus! Tov meod!

Abaixo segue a região árabe da cidade de Akko. Uma parte bastante interessante, onde você poderá encontrar roupas mais baratas, eletrônicos e sorvete não "Kosher".



Algumas regiões não são muito bonitas de se ver.






Tivemos inclusive um Le Parkour das Arábias. Dois garotos estavam praticando uns pulos ali e resolvemos filmá-los :)



Também tivemos algumas conversas com o pessoal do nosso setor e eles se mostraram bastante entusiasmados em explicar um pouco mais da história e costumes de Israel para nós, inclusive combinaram um almoço no domingo (que é a nossa segunda feira), onde eles se propuseram explicar um pouco mais a respeito das coisas por aqui.

Mas já pudemos ter uma idéia de porquê o pessoal por aqui é tão paranóico em relação à conflitos e ataques terroristas. Não são apenas bombas que podem explodir. Cada vez mais os muçulmanos descobrem mais e mais jeitos novos de matar. Isto justifica o motivo de que não importa qual o lugar que tu entre tu é obrigado a mostrar o conteúdo da tua mochila, o porta mala do seu carro e ser revistado, caso eles achem necessário.
Além disto, na rua você poderá encontrar garotos (e garotAS) com cerca de 20 anos usando M-16, Uzzis e outras armas de grande poder de fogo na rua. Óbvio que em geral são militares, aliás, os únicos que podem ter porte de arma por aqui são os Israelenses, então...
Enfim, a idéia é que eles nunca sabem quando poderão precisar neutralizar um terrorista por aqui.
Segue um exemplo bastante citado...

Vários já tiveram essa idéia, mas este vídeo é o mais recente, ocorreu em Jerusalém, em 5 março de 2009 (meu aniversário de 27 anos, coincidentemente).

Acho que hoje eu exagerei, mas enfim, acho que por hora é só. Um forte abraço e um ótimo final de semana para todos!

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.