Chutando o balde...



A verdade não está acessível ao crente; somente ao cético. Lembre-se apenas de uma coisa; seja um completo cético. Suas idéias céticas devem ser igualmente submetidas às mesmas provas como as crenças de quaisquer outras pessoas. O ceticismo, quando é total, extingue-se, pois você também precisa questionar seu próprio ceticismo e duvidar dele. Você não pode abster-se de duvidar de seu ceticismo ou estará adotando a posição do crente. - Osho

Este é um pensamento de ninguém menos que Acharya Rajneesh, que mais tarde ficou conhecido como Bragwan Shree Rajneesh ou o "Guru dos Rolls Royce" e atualmente é conhecido como Osho.
Este homem, que já vendeu dezenas de produtos esotéricos, entre eles livros ensinando a meditar, sabedoria budista, vida, equilíbrio, entre outros tantos, além de se promover como mestre espiritual, um místico contemporâneo, uma encarnação do próprio Buda é o mesmo homem apegado aos bens materiais, ao sexo e ao consumo de valium (droga utilizada como tranquilizante).
Em meados dos anos 70, dono de mais de 90 Rolls Royces, Osho já pra pregava a sua doutrina espiritual, que se caracterizava por muita contradição e era um verdadeiro exercício da arte do improviso. O que ele pregava em um dia, poderia ser negada no outro. Desde 1931, quando nasceu, diz ter dedicado a sua vida inteira à ser guru e mestre espiritual. Traduzindo para leigos: ele não trabalhou um dia sequer de sua vida (mas vejam, ele possuia uma fortuna tão gigantesca que VOCÊ jamais conseguiria sonhar em ter para você próprio).
Rajneesh era um homem carismático, que conseguia converter muitos fiéis. Nunca lhe faltaram seguidores e ele sustentava idéias como "No ano 2000 não haveriam mais guerras..." ou "Os Indianos não precisam de alta tecnologia...".
Quando o pegavam deitando-se com uma (ou mais) adeptas, ele se justificava utilizando o "tantra" (sexo tântrico).

Não sou contra a liberdade sexual (desde que não seja ilegal). Também não sou contra a aquisição material (desde que não venha por meio de exploração ou de forma ilegal). No entanto, não consigo dar crédito às palavras de uma pessoa com o perfil descrito acima.

Enfim, este é uma idéia geral do que me proponho a apresentar neste Blog. Quero incentivar a minha própria capacidade de duvidar até mesmo do que não deveria ser duvidado e propor a você, leitor, a oportunidade de refletir a respeito de tais assuntos.

Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.