Hannuka e o incêncio


Não vou me focar exclusivamente na origem da festa do Chanuka (חנוכה), o que precisa ser dito é que ele acontece no 24º dia do mês de Kislev, do calendário judaico. Esse feriado, por sua vez, dura 8 dias. O festival é conhecido como "Festival das Luzes", pois para cada dia, uma nova vela é acesa em uma espécie de candelabro (Chanukia). Para aqueles que tem interesse, podem buscar uma leitura interessante clicando aqui.



Também tivemos um pequeno incidente na cidade de Haifa. Ainda não se sabe como, mas um incêndio deu início na cidade de Haifa. Essa foto abaixo foi tirada por mim por volta das 12.45am, no retorno do almoço. Como podem constatar, a região conhecida como Monte Carmel já estava em uma situação preocupante.



A universidade e o presídio foram evacuados. O trânsito do local virou uma espécie de trilha de formigueiro e era possível ver várias ambulâncias e caminhões indo em direção ao monte.
As pessoas foram encorajadas a permanecerem em casa e aquelas que morassem perto do local das chamas, que evacuassem a área.
Na saída do expediente, o resultado foi o trânsito mais tranquilo de toda a minha vida. Eram poucas as pessoas que ainda estavam na rua.

Hoje pela manhã conseguiram controlar o fogo e impedir que ele entrasse na região residencial de Tirar Hacarmel.

No total, foram 41 mortos no incêndio (ainda não sei bem como foi isto, mas havia um ônibus de presidiários sendo transferidos do presídio e que de alguma maneira foi engolido pelo fogo, não havendo chance de resgate), incluindo prisioneiros, policiais e até um bombeiro voluntário. Três estão em estado grave no hospital Rambam.

No total, 23 aeronaves de ajuda internacional aparecerem com ajuda para controlar o fogo. Incluindo ajuda da Grécia (primeiros a chegar), Rússia, Inglaterra, França, Ciprus, Croácia, Turquia, "Azerbaijan" e Bulgária.

Ninguém sabe como o incêndio começou, mas as pessoas especulam que tenha sido alguém que tenha ateado fogo em um lixão por aquela região e devido ao fato do calor e do ar MUITO seco (tenho um equipamento que mede a umidade do ar e hoje ele chegou a marcar 24% de umidade relativa), o fogo tenha facilmente se espalhado.

No entanto, apesar das notícias ruins. Ninguém do grupo foi afetado de nenhuma maneira. Alguns inclusive saíram para a rua para tomar um ar (cheio de fuligem) e ir para um Pub comemorar o recebimento do salário e o fim da semana.

Muito bem pessoal, tenham um bom final de semana! Sof shavua naim lachem!

Ressuscitando o blog


Saudações camaradas!

Espero que esteja tudo bem com todos.

Por aqui as coisas continuam, bastante serviço e novas histórias.
Fiz uma rápida passagem pelo Egito em setembro, durante o feriado do Yom Kippur, também conhecido com o Dia do Perdão, na religião judaíca.
Estive no Brasil em setembro, durante o feriado do Shavuot. Uma rápida visita, mas creio eu, bastante proveitosa. Consegui ver boa parte dos amigos e parentes. Infelizmente alguns bons amigos não consegui ver, mas em dezembro de 2011 devo estar de volta e terei tempo de sobra para rever à todos.

Falando nisso, minha data de retorno definitiva já foi confirmada. Dia 15/dez/2011.

Por aqui a rotina ainda continua forte. Hoje, resolvemos fazer algo diferente, jogar um futebol de campo, no Eretz.
Por culpa da nossa ingenuidade, resolvemos ir para um campo não pago, perto de onde o colega Marcelo Azambuja mora, no Ramat Yishay.
O que vimos foi algo perturbador. Até então nunca tinha visto um campo de futebol em tão péssimas condições. A solução foi retornar e procurar alguma quadra de cimento próximo de casa.







Não obstante, tivemos um leve problema com a nossa "Jabulani" made in China. Alguém chutou a bola forte demais e ela foi de encontro à um prego. Triste fim para a bola nova de futebol de campo.

Hoje a noite teremos a celebração do aniversário do Pietro.

E nota para o final do ano que se aproxima, mais um Natal e um Ano Novo longe do Brasil :P

Por enquanto é só. Tentarei me esforçar para manter o blog atualizado sempre que possível.

Uma gestação no Ha Eretz


Shalom pessoas!

Completamos, por aqui, uma gestação (humana) em Israel. As coisas estão indo bem, parece que já construímos nossas próprias rotinas por aqui. As viagens por dentro de Israel tem sido cada vez mais esporádicas. Até porque, por aqui está muito quente. Ir para lugares como o Mar Morto ou Eilat se torna uma verdadeira prova de resistência física, sob os 30-40 graus que fazem por aqui.
Dica pessoal, beber muita água...

Tivemos, há cerca de três semanas atrás, um cruzeiro para o Chipre (Cypros). Trata-se de um país independente, mas com forte influência grega e turca. Foram dois dias (saímos em uma sexta ao meio dia e voltamos no domingo pela manhã) e devo admitir que vale a pena pela experiência. O valor também era bem acessível, o que encorajou todos do grupo a irem.

Quem estiver interessado em fotos, aqui vão as fotos que o Rodrigo Cornes postou em seu picasa: http://picasaweb.google.com/rmcornes/201007CruzeiroChipre#

Ontem achei uma "brand" de cerveja muito massa. Eles tem vários tipos de rótulos, mas gostei da promoção deles. De fato, a cerveja também é muito boa - quem quiser saber mais sobre a Wychwood brewery, clique aqui.

"To slay the mighty thirsty!"

Neste domingo passado fomos para um Pub chamado Ha Martef, que fica aqui em Haifa, para "bebemorar" o aniversário do Conras. Eles tem um palco, com 3 guitarras, 1 baixo, bateria, teclado e 3 microfones. Você pode colocar o seu nome lá e se apresentar. Foi bem interessante, pois o pessoal decidiu se apresentar. Seguem os vídeos, graças ao Diego, que sempre carrega sua câmera por onde quer que vá :)






Shallow Yellow - Velhas Fotos





Shallow Yellow - It's my life





Shallow Yellow - I will survive





Shallow Yellow - Ana Julia

Neste mesmo Pub também tivemos a apresentação de Gaita de Fole, protagonizado pelo nosso amigo Gostavo - provando que o Brasil não é só terra da Caipirinha e do Samba.



Foi uma noite bem divertida, no fim das contas.

Essa semana também estavamos em função de clientes, que planejavam visitar a empresa e precisavamos organizar uma apresentação. Foram dois dias saindo depois das 10 da noite e nenhum dia antes das 7pm.

Bem, no mais, fico por aqui.

Ah, faltou comentar, em setembro estou indo para o Brasil. Espero poder rever a família e os amigos. Um forte abraço!

Fotos da Ash Team Band


Um novo recorde de posts!

Dois em um único dia. Mas a razão é nobre, estou lançando algumas fotos antigas do ensaio da banda.

Have fun!







Entrada do templo...



Shalom, má koré?

Saudações para todos, mai
s uma semana inicia por ae e aqui já estamos no nosso segundo dia de labuta. Já completamos 7 meses e alguns dias aqui em Israel e ainda em contagem.

Hoje decidimos realizar algo diferente - uma corridinha após o serviço. Nada de mais, apenas 10km, que equivale ao caminho do serviço até em casa.
Os participantes: Diego, Schwab e eu...

Abaixo o trajeto realizado:


Levamos 1h18m para realizar este trajeto, exceto pelo Diego, que conseguiu fazê-lo em 12 minutos a menos.

Hoje recebi a notícia tão aguardada, finalmente, amanhã eu começo a trabalhar no novo projeto. Já me alocaram uma sala e um computador. Mal posso esperar...

No mais, as coisas vão "smooth". Vimos um filme chamado "Day Breakers", sugerido pelo nosso colega Pietro. Vale a pena, o filme é bom, mas é interessante que o espectador "viaje" junto com o filme para se divertir bastante.

Temos recebido algumas notícias do jornal: www.jpost.com - que tem sido bastante "esclarecedoras". Recomendo a leitura. Assim que encontrar um artigo realmente interessante, compartilharei com os leitores.

No mais é isto. Um forte abraço, lehitraot!

Mais novidades do Ha'Eretz

Bom, mais uma vez, o assunto do dia foi a tentativa de ativistas Turcos de enviarem "ajuda humanitária" à Israel.

Pois bem, hoje me deparei com a incrível notícia de que havia, inclusive, um brasileiro lá. E atribuíram, em algum lugar, que por "esta razão", comprovava que a missão deles era de paz.
É engraçado falar de paz quando a Palestina nem sequer reconhece o estado de Israel.

Também ganhei mais informações, o porto que a flotilha deveria ter se dirigido fica em Ashdod. Fiquei sabendo que outros 5 barcos da flotilha nada sofreram, pois não houve resistência por parte dos tripulantes turcos e a única embarcação que ofereceu resistência, como podem ver no vídeo abaixo, teve a iniciativa turca.




Neste vídeo também é possível ver, de outro ângulo, a entrada dos comandos Israelenses em uma das embarcações turcas.




Os comandos são atacados antes mesmo de colocarem os pés no barco com bastões de metal e com cadeiras. Um dos soldados é arremessado ao mar.
Este barco de ativistas realmente precisava fazer isto?
Será que estes ativistas não queriam provocar um incidente apenas para inflamar a situação de Israel?

Vejamos alguns fatos...

A Turquia é de maioria mulçumana (segundo a wikipedia, 99%);
A maioria das pessoas que vivem em Gaza são de origem Palestina;
Palestinos, em sua maioria, são mulçumanos;
O governo legal de Gaza já foi derrubado e está no poder a facção terrorista conhecida como Hamas;
A pobreza em Gaza não se deve ao fato de ajuda de outros países (inclusive de Israel) não chegarem - mas sim pelos líderes deles - ajudas humanitárias (legítimas) são saqueadas por integrantes do Hamas e vendidas para a população por altos preços e absolutamente todos os recursos que eles tem serve para fazer bombas e disparar contra Israel. Há pessoas que com certeza (assim como na favela, no Brasil) adorariam poder viver em paz, mas por causa desta facção terrorista, não é possível;
As fronteiras de Gaza estão fechadas desde 2007 - a moeda que circula lá, no entanto, não é o dólar, não é euro, não é real, muito menos estalecas. A moeda oficial de lá é o Shekel - e Gaza recebe ajuda de outros países, contanto que tudo que os países enviam para lá seja passado por uma inspeção geral;
Todos os países cuidam de suas fronteiras. Vejamos o caso do Brasil, ninguém deixa entrar um avião saindo da Colômbia de boa. Ou nos EUA um furgão saído do México e adentrando na Califórnia, muito menos um navio saído de Cuba.

Bem, isto é só um desabafo pessoal a respeito das notícias que circulam por ae. Não vou me espantar se logo começarem a aparecer notícias como: "Israel é o maior contribuinte mundial para o Aquecimento Global" ou "Queda na bolsa de New York pode ter ligações com Judeus de Israel"...

Um forte abraço, iom tov!

Ha Eretz News

Saudações, shalom!

Mais uma vez, após uma longa temporada sem posts, resolvi fazer um novo post.

Por aqui as coisas continuam bem. Logo após o feriadão do Shavuot, recomeçamos as funções com a banda e não obstante continuo com as aulas de guitarra aos sábados com o prof. Michael. Até o presente momento estou na parte de escalas, mas em breve (3 semanas) pretendo já estar fazendo alguma improvisação enquanto ele faz a base...

Também recebi o convide de jantar com o casal Conras e Carol, que prepararam um xis. Ao que parece, a Carol descobriu a receita de algum molho especial extremamente saboroso e viciante.

No mais, também tivemos que contribuir com o Happy Hour da empresa - resolvemos trazer iguarias que se come no Brasil, entre elas: Chimarrão, Pão de Queijo (preparado pela exma. Renata, esposa do Schwab) e torta de bolacha (também preparado pela Renata). Valeu a pena ver os Israelenses experimentando o chimarrão e comendo o pão de queijo (eles já estavam comentando do cheiro à kms de distância).

Não tive a oportunidade de exibir, mas este é um adorno fornecido pela família Martins (Diego) que está no clube:
Só para não esquecer do nosso Eretz...

No mais, recebi uma notícia hoje que, honestamente, me causou um certo repúdio. Já é de conhecimento público que a mídia brasileira é extremamente sensacionalista. O objetivo é vender o jornal ou prender o telespectador à TV e eles fazem isto muitas vezes reformulando as palavras o que pode vir a trocar totalmente o sentido da história.
Não quero assumir um papel de protetor de Israel, só quero ser justo.

Esta foi a reportagem:


Bem, primeiramente vamos nos ater à alguns fatos:
1) Há quase 3 anos existe um bloqueio da Faixa de Gaza pelo mar - ninguém entra, nem mesmo "ajudas humanitárias", pelo mar na faixa de Gaza. Para isto, existe um porto ali perto que recebe tais mercadorias e envia para Gaza - esta é a regra e a regra é clara, todos por aqui sabem disto;
2) Já aconteceu de autoridades Israelenses pararem e apreenderem a mercadoria de um caminhão que tinha saído da Cisjordânia com "açúcar" para levar até a Faixa de Gaza. Tudo bem, transportando mantimentos para uma região abalada por terroristas, uma atitude muito nobre, pois quando vão ver a mercadoria era, na verdade, fertilizante químico, um fertilizante específico que eles usam para fabricar bombas caseiras (e obviamente, matar pessoas);

Então, não é de hoje que Israel tem essa "paranóia". Qualquer país que estivesse em situação eminente de guerra pensaria de maneira extremamente ordeira e reta.

Foi o que aconteceu... um belo dia uma frota aparece no mar mediterrâneo em direção à faixa de gaza. As tropas Israelenses que fazem a guarda marítima ordenam que eles desviem para o porto Israelense mais próximo, no entanto, eles seguem tentando furar o bloqueio...
O que tem naquele navio? Remédios? Comida? Roupas? Ou armas e bombas para o Hamas?
Ninguém sabe... mas seja como for, à essas alturas, o navio só não foi sumariamente afundado por detalhe.
Israel manda cerca de 10 comandos para um navio, com permissão para atirar, se precio, que descem de helicóptero... eles se sentem intimidados com a presença de 500 turcos (neste momento não sei dizer como começou o conflito) - seja como for, neste momento iniciou o combate...

Foi o que bastou para a mídia se lavar com a história e encher a internet com a versão que mais agradaria a maioria.

O que se vê do lado de fora, não é o mesmo que se vê do lado de dentro. Seja como for, torço por um acordo diplomático e sensatez por parte dos representantes da Turquia.

Um forte abraço e uma ótima semana para todos!

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.