Segundo dia em Israel

Shalom Shalom!


Este é o segundo dia "Na Terra". O organismo ainda não está totalmente acostumado, hoje acordei às 2 a.m. totalmente restaurado. Liguei a TV e fiquei estudando um pouco de hebraíco, foi quando vi uma novela brasileira com o Murilo Benício (sério! com legenda em hebraíco!) - nessas horas o cara sente um certo orgulho do Brasil. Segue o Blog do Diego que mostra um ator brasileiro mundialmente conhecido =)


Tivemos nossos primeiros impactos com a cultura do pessoal e isto valeu como conhecimento. No dia do Shabbat, os judeus mais religiosos, não podem fazer nenhuma forma de trabalho ou gerar qualquer trabalho de qualquer maneira, desde o anoitecer de sexta feira até a noite de sábado. Isto significa que até mesmo o botão do elevador eles não podem apertar, por esta razão existe um elevador para essas pessoas, que para em todos os andares, permitindo que eles não precisem pressionar o botão (o que seria um trabalho). Há também outras características, que eles precisam estudar o Torah e ir à Cinagoga, que não pode ficar mais distante do que 700 metros da sua residência. Como eles também não podem cozinhar, nos dias de Shabbat a maioria deles vão para hotéis, pois desta maneira eles conseguem garantir algum conforto durante este tempo.




Fomos hoje para o Baha'i Garden, a vista é fora de série. Os detalhes do jardim são muito interessantes, com ornamentos que lembram ouro, as fontes que lançam água até os andares mais inferiores, a grama é de um tipo diferente e deste local é possível enxergar praticamente toda a Haifa.Bahai é uma religião, o jardim inteiro, junto com os outros 18 jardins (pelo mundo), foram construídos com a colaboração Bahai's do mundo inteiro. A idéia da religião é uma espécie de Esperanto das religiões, id est, a unificação de todas as religiões.












Fizemos uma esperiência diferente, tentamos correr, mas o clima é muito diferente, a garganta secou violentamente. Da próxima vez vamos nos lembrar de levar água.





Money...


Um engracadinho =)
Sem mais, um forte abraço e Shalom para todos.

Primeiro dia em Haifa

Shabat Shalom!
Após uma viagem exaustiva de 16 horas, chegamos em Tel Aviv aproximadamente às 1:45 p.m. do dia 23/10/2009. A primeira parte da viagem até São Paulo foi um pouco frustrante, pois houve alguma coisa errada que causou uma despressurização, o que provocou dores de ouvido e dores de cabeça, no meu caso.Apesar da viagem ser muito cansativa (e quando eu falo muito, eu quero enfatizar que é realmente comprida e desgastante) - se eu consegui dormir 2 horas no total, foi muito.Mas apesar disto, acho que a parte mais complicada foi a despedida...No vôo houve uns encontros interessantes, como um bombeiro que se dizia chamar Mort (que fúnebre), um paulista com ascendência Israelense e um Israelense de Jerusalém chamado Guil, que nos ensinou várias palavras que a Morah (professora) não pode nos ensinar, por questões éticas.

No aeroporto de Tel Aviv fomos apanhados pelo taxista da empresa (com direito a plaquinha também :) que nos levou até a cidade de Haifa, para o hotel Dan Panorama.
Por chegarmos no dia do Shabat, a maioria das lojas estavam fechadas. Um evento estranho para os brasileiros. Mas felizmente encontramos um restaurante aberto...
... comi a comida mais apimentada da minha vida, Shauama (also know Xis Pimenta). Pela primeira vez provei o tal do humus (talvez seja a primeira impressão, mas lembra uma maionese). A pior parte foi achar que colocar uma pimenta de cor marrom (e com cheiro de curry) seria uma boa idéia. Idéia estúpida.

Outras coisas estranhas como o elevador que parava em cada andar (onde só os judeus ortodoxos faziam uso), a ironia que é encontrar pixações em hebraíco (bando de vândalos ¬¬), a forma como os motoristas estacionam os carros (do jeito que couber, tá bem bom) as pessoas param nos sinais vermelho (!!!) mesmo que não venha carros.
No mais, estamos nos resguardando para os eventos do dia 24.


Enfim, a viagem...

Admito que estou um pouco indisposto para fazer um post mais elaborado, por isto este será breve mas pertinente.
Segue o nosso cronograma estimado:
- O grupo sairá dia 22/10 (quinta) às 13h para São Paulo através da companhia TAM;
- Às 19.15 embarcaremos para Tel Aviv em um vôo pela companhia El Al (algo como "para cima", em hebraíco) - uma viagem com duração estimada de 14h;
- Chegaremos em Tel Aviv em 23/10 (sexta) às 13h. Seremos recebidos e encaminhados para um hotel;
- 24/10 (sábado) teremos um almoço de confraternização com a equipe anterior;
- 25/10 (domingo) partiremos para nossa residência permanente;
- 26/10 (segunda) haverá uma apresentação ao pessoal da empresa que iremos trabalhar;

Segue em anexo uma matéria que meus tios encontraram no jornal ZH do dia 21/10:


ps. o cara da foto não sou eu !!!

pps. Shalom e nos desejem Nessiato Va !!!

Sobre este Blog

Este blog é redigido por Avatar, trata sobre tecnologia, notícias e novidades.